quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Relato da aplicação do plano.

UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.

ATIVIDADE 4.8: Relato da aplicação do plano.

CURSISTA: Inês Rosa da Silveira Coelho

TURMA: 01 Ponte Nova

ORIENTADORAS: Emanuelle, Conceição e Nilma

1º dia

Segunda-feira, dia 20 de setembro de 2010, comparecemos à Escola Municipal “José Batista de Lima” para apresentar o projeto “Exercendo a cidadania com políticos mirins” para a diretora e a professora regente do 5° ano, ambas aprovaram e ficaram motivadas , elas nos levaram até a turma onde lançamos o projeto, eles ficaram eufóricos. Aproveitamos a oportunidade e escolhemos as duas chapas através de sorteios, a primeira formada por prefeita: Laura, vice-prefeito: Tiago Santana e vereadora: Franciane e a segunda: prefeito:Yuri, vice-prefeita: Lara e vereador: Mateus. Após a escolha dos candidatos eles se reuniram e escolheram a sigla do partido a primeira chapa ficou: TEMG (Trabalho Escolar de Minas Gerais), o n°39 para o prefeito e o n°396 para o vereador e a segunda: TPT ( Trabalho Para Todos) o n° 93 para o candidatos a prefeito e o n° 934para o vereador .

2º dia

Depois de uma conversa informal em sala de aula conduzimos os candidatos ao tele centro

para pesquisar as regras eleitorais e como elaborar um plano de governo. Como atividade extra classe a sala foi dividida ao meio para a elaboração dos respectivos planos e propagandas.

3º dia

Visitamos o Cartório Eleitoral da cidade de Abre Campo onde funciona nossa Comarca para conversar sobre a possibilidade do empréstimo das urnas eletrônicas para nossa eleição, que será realizada dia 27/09, mas infelizmente não foi possível devido a proximidade das eleições as mesmas já estão sendo preparadas.

4º dia

Momento de grande emoção! Reunimos toda a escola para apresentação do plano de governo, os alunos e professores ficaram encantados com os candidatos a prefeito, vice e vereadores. Continuando nossas atividades visitamos a rádio Comunitária Brigadeiro FM para agendar um horário para nossos candidatos apresentarem suas propostas para a comunidade, esse horário foi agendado para ás 8:00 do dia 24/09.

5º dia

Iniciamos nosso dia na Rádio brigadeiro FM, onde nossos candidatos apresentaram de forma descontraída suas propostas de governo à comunidade, dando seqüência aos trabalhos houve na escola o corpo a corpo e panfletagem dos candidatos com os demais alunos.

6º dia

Chegou o grande dia, acordamos ansiosos pelo dia da eleição, o clima era agitação e nervosismo, mas o coleguismo e o espírito democrático foi encantador entre os candidatos e eleitores, logo que chegamos á escola com a urna eletrônica improvisada através de uma calculadora com bobina e a cabine feita em caixa de papelão coberta com papel crafit e escrito em preto “justiça eleitoral” eles ficaram encantados com a urna e se sentiram verdadeiros eleitores, foi escolhido pelos partidos e dois fiscais que acompanharam o trabalho de votação. Começou a votação, os candidatos foram os primeiros a votar e pousar para a foto já com o V da vitória, em seguida foram votando sala por sala e a emoção foi aumentando à medida que ocorria a votação e o n° de votante ia crescendo. Após o término da votação recolhemos a bobina com os resultados e fizemos a apuração, ficamos encantados em perceber a seriedade, pois a diferença entre os candidatos foram apenas de 9 votos para prefeito, agora se tratando de vereador esta diferença foi bem maior, mas ainda assim observamos que os eleitores não estavam escolhendo partidos para votarem e sim candidatos, pois votavam em prefeito de um partido e vereador de outro.Os vencedores foram para prefeito Yuri,vice Lara e vereador Mateus Santana, depois que demos o resultado os adversários deram-se as mãos num lindo gesto de democracia, tão almejado por nós adulto.

Ao fim deste projeto, após os resultados, agendamos com a câmara Municipal uma visita do candidato eleito para que ele possa apresentar para os atuais administradores o seu plano de governo, o presidente da câmara agendou para a próxima reunião e ficou de convidar o prefeito e o vice para participar deste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA POR SUA CONTRIBUIÇÃO!