quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Relato da aplicação do plano.

UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.

ATIVIDADE 4.8: Relato da aplicação do plano.

CURSISTA: Inês Rosa da Silveira Coelho

TURMA: 01 Ponte Nova

ORIENTADORAS: Emanuelle, Conceição e Nilma

1º dia

Segunda-feira, dia 20 de setembro de 2010, comparecemos à Escola Municipal “José Batista de Lima” para apresentar o projeto “Exercendo a cidadania com políticos mirins” para a diretora e a professora regente do 5° ano, ambas aprovaram e ficaram motivadas , elas nos levaram até a turma onde lançamos o projeto, eles ficaram eufóricos. Aproveitamos a oportunidade e escolhemos as duas chapas através de sorteios, a primeira formada por prefeita: Laura, vice-prefeito: Tiago Santana e vereadora: Franciane e a segunda: prefeito:Yuri, vice-prefeita: Lara e vereador: Mateus. Após a escolha dos candidatos eles se reuniram e escolheram a sigla do partido a primeira chapa ficou: TEMG (Trabalho Escolar de Minas Gerais), o n°39 para o prefeito e o n°396 para o vereador e a segunda: TPT ( Trabalho Para Todos) o n° 93 para o candidatos a prefeito e o n° 934para o vereador .

2º dia

Depois de uma conversa informal em sala de aula conduzimos os candidatos ao tele centro

para pesquisar as regras eleitorais e como elaborar um plano de governo. Como atividade extra classe a sala foi dividida ao meio para a elaboração dos respectivos planos e propagandas.

3º dia

Visitamos o Cartório Eleitoral da cidade de Abre Campo onde funciona nossa Comarca para conversar sobre a possibilidade do empréstimo das urnas eletrônicas para nossa eleição, que será realizada dia 27/09, mas infelizmente não foi possível devido a proximidade das eleições as mesmas já estão sendo preparadas.

4º dia

Momento de grande emoção! Reunimos toda a escola para apresentação do plano de governo, os alunos e professores ficaram encantados com os candidatos a prefeito, vice e vereadores. Continuando nossas atividades visitamos a rádio Comunitária Brigadeiro FM para agendar um horário para nossos candidatos apresentarem suas propostas para a comunidade, esse horário foi agendado para ás 8:00 do dia 24/09.

5º dia

Iniciamos nosso dia na Rádio brigadeiro FM, onde nossos candidatos apresentaram de forma descontraída suas propostas de governo à comunidade, dando seqüência aos trabalhos houve na escola o corpo a corpo e panfletagem dos candidatos com os demais alunos.

6º dia

Chegou o grande dia, acordamos ansiosos pelo dia da eleição, o clima era agitação e nervosismo, mas o coleguismo e o espírito democrático foi encantador entre os candidatos e eleitores, logo que chegamos á escola com a urna eletrônica improvisada através de uma calculadora com bobina e a cabine feita em caixa de papelão coberta com papel crafit e escrito em preto “justiça eleitoral” eles ficaram encantados com a urna e se sentiram verdadeiros eleitores, foi escolhido pelos partidos e dois fiscais que acompanharam o trabalho de votação. Começou a votação, os candidatos foram os primeiros a votar e pousar para a foto já com o V da vitória, em seguida foram votando sala por sala e a emoção foi aumentando à medida que ocorria a votação e o n° de votante ia crescendo. Após o término da votação recolhemos a bobina com os resultados e fizemos a apuração, ficamos encantados em perceber a seriedade, pois a diferença entre os candidatos foram apenas de 9 votos para prefeito, agora se tratando de vereador esta diferença foi bem maior, mas ainda assim observamos que os eleitores não estavam escolhendo partidos para votarem e sim candidatos, pois votavam em prefeito de um partido e vereador de outro.Os vencedores foram para prefeito Yuri,vice Lara e vereador Mateus Santana, depois que demos o resultado os adversários deram-se as mãos num lindo gesto de democracia, tão almejado por nós adulto.

Ao fim deste projeto, após os resultados, agendamos com a câmara Municipal uma visita do candidato eleito para que ele possa apresentar para os atuais administradores o seu plano de governo, o presidente da câmara agendou para a próxima reunião e ficou de convidar o prefeito e o vice para participar deste momento.

domingo, 26 de setembro de 2010

Metadados

UNIDADE: 03- Prática Pedagógica e Mídias Digitais

ATIVIDADE: 3.8

SUBTEMA: Metadados TURMA: Ponte Nova

CURSISTAS: Inês, Elzeli, Maria Aparecida e Veralice:

ORIENTADORAS: Conceição, Nilma e Emanuelle

EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO

O projeto Poetas na Escola foi trabalhado com os alunos do 5º Ano da Escola Municipal “Hilo de Andrade”.

Através de uma conversa informal apresentamos aos alunos toda orientação e motivação a respeito de poesias e poemas conhecidos de autores famosos como Vinícios de Mores, Cecília Meireles, Carlos Drumon de Andrade e outros e que eles poderiam também usar suas criatividades em criar seus próprios poemas e poesias. Foi difícil controlar a euforia, pois todos ficaram interessados, convidamos os mesmos para pesquisarem na internet algumas poesias e poemas dos autores já descritos, a atividade foi realizada com grande proveito, ficaram conhecendo a vida de muitos deles e até mesmo a fotografia de alguns e ficaram encantados com tamanha descoberta e ao retornar a sala de aula cada aluno quis criar seus próprios poemas e poesias, tendo como título: O lugar onde eu vivo. E para a culminância deste projeto toda a escola foi convidada a participar de um Sarau de poesias e poemas na qual apresentaram de forma criativa suas produções e algumas de autores conhecidos. Ficamos surpresos com o resultado da atividade e selecionamos algumas para serem apresentadas nas demais escolas do município. Encerramos nosso Sarau com um festival de pipocas para a alegria da criançada.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Produtos e Objetos do Portal do Professor

Unidade 3: Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais

Atividade 3.2

Produtos e Objetos do Portal do Professor

Áudio

A loja da Dona Raposa

Comentário

Conto infantil que apresenta o diálogo de Dona Raposa e de Dona Onça Pintada. A primeira é dona de uma loja na floresta que está prestes a fechar, pois já não agüenta mais as encomendas confusas da bicharada; e a outra usa de diversos argumentos para convencê-la a continuar com a loja

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=26488

Origem

http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia

Vídeo

Desenvolvimento sustentável

O vídeo apresenta dados sobre devastação ambiental e consequências positivas ao meio ambiente quando atitudes ecologicamente conscientes são tomadas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=26488

Origem

http://www.youtube.com/watch?v=qMKvDbnqZBw

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Registro digital.

NOME: Inês Rosa da Silveira Coelho

UNIDADE: 02 – Internet, hipertexto e hipermídia

TURMA: Ponte Nova

ATIVIDADE: 2.8

SUBTEMA: Registro digital.
ORIENTADORAS: Conceição, Emanuelle e Nilma.



Resultados do Trabalho

Deu para perceber que quando é usado a criatividade a participação e o interesse dos alunos é muito maior. Após ter ouvido a historinha apresentada no data show “A Borboleta Azul”, os alunos foram encaminhados para a sala de informática onde puderam navegar em hipertexto e até foram capazes de criar uns hiperlinks com algumas palavras da historinha, como: metamorfose, bondade, confiança, confraternização. Os alunos ficaram encantados e foi difícil acabar com a atividade. Ao retornar a sala de aula, pedimos para descreverem oralmente o que acharam da atividade, e os relatos foram incríveis e assim foi feita a avaliação desta aula.

domingo, 12 de setembro de 2010

Quem sou eu como profissional e aprendiz?

Quem sou eu como profissional e aprendiz?

Sou Inês Rosa da Silveira Coelho, Secretária da Educação e Cultura de Sericita, sentindo a necessidade de atualizar e inovar meus conhecimentos, procuro participar de encontros pedagógicos, seminários, cursos de capacitação e atualmente curso Pedagogia.

Acredito que o bom profissional é aquele que busca acreditar em seu potencial, persistindo naquilo que seja proveitoso. Nesta perspectiva participar do Proinfo é de inteira importância, pois além de me inteirar com as tecnologias, poderei auxiliar os professores da minha rede de ensino que de certa forma buscam novas práticas pedagógicas em prol de um ensino de qualidade para nossos alunos, pois os mesmos participam e estão inseridos no mundo das tecnologias, como: nos celulares, lan-house e na mídia em geral.

Com minha experiência de educadora sinto que posso fazer a diferença, acreditando que através da educação poderemos mudar o meio, ou seja, mudar a cara da sociedade e da nação, pois quando educamos lidamos com pessoas as quais buscam e transferem conhecimentos, e juntos aprendemos a aprender.

O mundo hoje gira em torno do novo, das tecnologias digitais, a mídia parece fazer parte de tudo, ou melhor, quase tudo, nossas crianças estão se modernizando e adequando a tais tecnologias, portanto, em minhas práticas sou realista e dinâmica, capaz de opinar e ouvir opiniões, pois essa troca gera aprendizagem, confiança, companheirismo, liderança acima de tudo crescimento integral como ser humano.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Impressões sobre experiências de navegação

NOME: Inês Rosa da Silveira Coelho
UNIDADE: 02 – Internet, hipertexto e hipermídia.
TURMA: Ponte Nova
ATIVIDADE: 2.3
SUBTEMA: Impressões sobre experiências de navegação
ORIENTADORAS: Conceição, Emanuelle e Nilma.

História de Sericita Em 1741, índios botocudos atacam e destroem os povoados de Casa da Casca e Rio Santana. Expedições de bandeirantes são organizadas, e o povoado de Santana é reconstruído. No seu território, surge uma povoação chamada Jequitibá. Em 1917, Jequitibá passa a distrito. Em 1923, muda sua denominação para Itaporanga e, após vinte anos, o distrito passa a ser chamado de Sericita, sendo emancipado em 1962, com o seu território desmembrado de Abre-Campo.

Coisas importantes e significativas.

NOME: Inês Rosa da Silveira Coelho
UNIDADE: 02 - Internet, hipertexto e hipermídia
TURMA: Ponte Nova
ATIVIDADE: 2.2
SUBTEMA: Coisas importantes e significativas.
ORIENTADORAS: Conceição, Emanuelle e Nilma.

Segundo os documentos pesquisados o hipertexto é algo diferente dos meios de escritas convencionais , ele dá acesso rápido e abundante a informações diretamente ligados assuntos e elementos localizados em diversos pontos do texto.É uma forma de leitura não linear e, dependente de vários elementos formando uma rede de informação complexa. Pesquisadores acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio. Pode acontecer no papel, por exemplo, desde que as possibilidades de leitura supere o modo tradicional sendo as inciclopédias um clássico exemplo de hipertexto. Trabalhar com hipertexto em sala de aula é levar o aluno adquirir e ampliar conhecimentos, pois este tipo de leitura vai além do que está escrito, isto faz com que a leitura fique mais interessante e com maior número de informações que os textos comuns. De acordo com Koch (2005, p.63) “eles permitem ao leitor realizar livremente desvios, fugas, saltos instantâneos para outros locais virtuais da rede, de forma prática, cômoda e econômica”. http://www.falemosportugues.com/ntics/pdf/pdf/o_hipertexto.pdf O hipertexto faz com que o aluno pesquise diferentes assuntos em um mesmo ambiente fazendo com que a interdisciplinaridade tão indispensada no contexto escolar seja trabalhada de forma enriquecedora ampliando seu conhecimento através do uso da internet como ferramenta de busca do conhecimento.

Referências bibliográficas
http://www.falemosportugues.com/ntics/pdf/pdf/o_hipertexto.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

NOME: Inês Rosa da Silveira Coelho
UNIDADE: 01- Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
TURMA: Ponte Nova
ATIVIDADE: 1.7
SUBTEMA: Trabalho por projetos
ORIENTADORAS: Conceição, Emanuelle e Nilma.

De acordo com os relatos pesquisados na internet o trabalho por projetos realizados no contexto escolar é uma forma inovadora na construção da aprendizagem, através dele o educando satisfaz suas curiosidades e descobre a melhor forma de aprender, seja ela brincando, pesquisando, interagindo, dramatizando, ou seja, construindo seu próprio projeto e buscando a participação dos colegas, dos professores e da própria escola para a realização de seus objetivos. Segundo HERNÁNDEZ, o trabalho com projetos permite ao educador ultrapassar os limites do ensino por simples transmissão de conhecimentos, transferindo a responsabilidade do processo de construção do saber ao próprio aluno. É o aluno que assume o controle sobre sua aprendizagem, ao professor cabe a função de coordenar e articular a interação entre teoria e prática, entre o projeto político pedagógico da escola e a perspectiva desenhada pelo aluno. É lamentável que ainda existam educadores que não se preocupam em inovar suas práticas, resistindo às novas formas de ensinar.

Referências Bibliográficas
http://blogs.abril.com.br/professorabia/2009/02/por-que-trabalhar-projetos-multidisciplinares.html http://4pilares.net/text-cont/varios-projetosdidat.htm http//:vicenteoficinas.blogspot.com

Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.

ATIVIDADE: 1.5
NOME: Inês Rosa da Silveira Coelho
DISCIPLINA: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
TURMA: Ponte Nova
FICHAMENTO Ensinando e aprendendo com tecnologias e mídias digitais/ Papel do professor

Alunos do Ensino Fundamental das séries iniciais. Projeto O que temos de bom: valorizando nossa culinária. Rede Municipal de Ensino de Sericita: 2010.

O projeto envolveu os alunos do Pré-escolar ao quinto ano num trabalho interdisciplinar com o objetivo de valorizar nossa culinária, estudando e pesquisando nossos pratos típicos e percebendo as alterações que estes pratos sofreram no decorrer do tempo. Oportunizando aos alunos valorizar e preservar a pluralidade cultural que caracteriza nosso município. O projeto propõe aos alunos a produção de um livro de receitas das comidas típicas, para tanto será preciso uma ampla pesquisa usando os vários recursos, inclusive internet sobre as tradições culinárias regional. O projeto será realizado ao longo do ano, seguindo um cronograma contando-se da elaboração do projeto, à organização da feira gastronômica, quando será escolhido o prato típico de nosso município, até a publicação do livro. Para tal trabalho serão usados recursos como: cartazes, propagandas, máquina fotográfica, gravador, edição e impressão.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

inovar sempre


Inovar é preciso, por isso devemos usar sempre os recursos tecnológicos disponíveis para melhor nos comunicarmos, devemos ousar na construção do conhecimento.